Sou Luana Bianchi, Fisioterapeuta com formação em 2002 e Profissional de Educação Física com formação em 2005. Atuo no atendimento domiciliar desde 2003, atendendo diversas patologias, como ortopedia, neurologia, cardiorrespiratório, geriatria, adultos e gestantes. Meu foco é no atendimento humanizado e personalizado, respeitando as diferenças individuais de cada paciente, proporcionando a recuperação e de lesões e atuando na prevenção de futuras lesões.
quarta-feira, 2 de novembro de 2022
Perfil das lesões nos praticantes de CrossFit®
segunda-feira, 18 de julho de 2022
Fisioterapia em Síndrome Pós Covid-19
A Síndrome. pós covid-19 é o intervalo de tempo entre a recuperação biológica e a reabilitação clínica do paciente após ser diagnosticado por Covid-19, onde a fase aguda não ultrapassa 3-4 semanas , a fase pós aguda que pode se estender até 12 semanas , portanto, se o paciente ultrapassa essa fase ainda com sintomas, entramos na fase de Síndrome pós Covid ou Covid prolongada/ longa.
Alguns dados que nos chamam a atenção:
A mortalidade pela Covid-10 é de 0,1 a 25%;
10% a 15% dos sobreviventes da Covid-19 apresentam sintomas por mais de 12 semanas ( covid longa);
Nas pessoas acima de 50 anos, 47% não conseguem retornar ao trabalho após a confirmação do teste positivo para covid-19 e entre pessoas com 3 ou mais comorbidades, 50% não conseguem retornar ao trabalho;
Após o teste ser negativo, os sintomas podem se estender de 10 a 12 semanas onde temos vários tipos de sequelas e de comprometimentos. Vejamos alguns:
Fadiga;
Tosse;
Dispnéia;
Alterações de humor e cognitivas;
Sintomas neuromusculares;
Queixa de dor;
Neuropatia periférica.
Temos também a Síndrome da Terapia intensiva, onde esses pacientes estiveram sedados, com uso de bloqueadores musculares, com diminuição da mobilidade prolongada, ventilação mecânica, levando a sequelas da questão cognitiva e motora.
A partir de 12 semanas, temos a fase de persistência dos sintomas, em que o paciente pode apresentar alguns danos em órgãos alvos podendo ser definitivas.
Diante desse quadro e fatores, o paciente necessita de reabilitação individual e específica para seu quadro e acometimentos.
A fisioterapia irá atuar no acompanhamento de exercícios e técnicas, na parte motora, cognitiva e respiratória do paciente, de maneira individual , podendo utilizar técnicas manuais e utilização de aparelhos como a eletroterapia como o objetivo de amenizar os sintomas e promover uma melhor qualidade de vida.do paciente.
http://www.fisioterapialuanabianchi.com/
quarta-feira, 16 de março de 2022
Fisioterapia e Prevenção de Quedas na Terceira Idade
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o envelhecimento saudável decorre da manutenção da capacidade funcional (CF) ao longo da vida...
-
A fisioterapia é um processo global, onde utilizamos exercícios de alongamento , mobilidade e relaxamento, auxiliando no perío...
-
Foto pessoal durante minha reabilitação após entorse de tornozelo. A bandagem elástica neuromuscular tem como o objetivo fornecer imput sens...
-
A dor crônica é caracterizada como aquela dor que dura mais de 3 meses após seu início e é maior que 1 mês após a re...