Foto pessoal durante minha reabilitação após entorse de tornozelo. |
A bandagem elástica neuromuscular tem como o objetivo fornecer imput sensorial com a elasticidade similar a pele, aplicada na maioria das vezes em posição de alongamneto. Tem como o principal objetivo habilitar ou reabilitar o ato motor sem limitar o movimento através da ativação do sistema neurossensorial e resposta ao sistema muscular.
Ela geralmente é usada para lesões ortopédicas, mas tem sido muito utilizada nas disfunções de outros segmentos, como o sistema linfático.
A bandagem elástica é composta de 100% de algodão, resistente à água, hipoalergênica e termoadesivo.
Arquivo pessoal durante minha reabilitação após entorse de tornozelo. |
O sistema linfático está intimamente ligado ao sistema circulatório e possue algumas funções, dentre elas o controle da homeostase macromolecular, absorção de lipídeos, função imunológica e controle dos fluidos teciduais. Ele tem como a principal função a de remover líquidos e proteínas dos espaços intersticiais. Quando essa função está comprometida, há o acúmulo de líquido gerando assim o edema.
A drenagem linfática manual pode auxiliar na melhora desse edema e junto, podemos utilizar a bandagem elástica, sendo assim, mais um recurso terapêutico.
A associação da bandagem elástica com o estitramento cutâneo promove a elevação da pele, promovendo um aumento dos espaços da derme e epiderme, permitindo que haja uma redução na pressão favorecendo que o fluxo linfático desloque se para área de menor pressão.
Arquivo pessoal durante minha reabilitação após entorse de tornozelo. |
Sendo assim , a bandagem elástica favorece a descompressão de receptores mecânicos dolorosos, levando a diminuição da dor e aumento do movimento linfático, favorecendo assim sua drenagem lifática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário