As entorses de tornozelo em inversão em atletas (ou não atletas) são muito comum, porém, eu, quando tive a lesão grave , não foi durante a atividade física, mas descendo do ônibus.
Do arquivo pessoal, logo após a retirada da imobilização e início imediato da fisioterapia.
Antes já havia tido várias outras entorses, que provavelmente favoreceram essa frouxidão ligamentar dessa articulação. Após um período de 12 meses após a primeira entorse, o risco de ter a segunda entorse aumenta significativamente , levando sempre a uma instabilidade crônica articular e possível osteoatrose.
Atualmente muitos indivíduos acabam não tendo o tratamento adequado , não dando importância para essa instabilidade.
Logo após a lesão, o indicado é que o paciente tenha um tratamento médico e multidisciplinar, podendo iniciar a fisioterapia na sequencia.
Orienta- se aplicação de gelo, repouso, exercícios de alongamento, propriocepção e força dependendo do grau e tempo de lesão.
As lesões podem ser classificadas conforme o exame clínico e complementar com exames de imagem, onde temos:
- grau 1: estiramento ligamentar;
- grau 2: lesão ligamentar parcial;
- grau 3: lesão ligamentar total.
O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, levando em conta o grau de lesão, idade do paciente, qual atividade realiza.
A fisioterapia deve ser iniciada imediatamente e ser feita durante todas as fases, para que o paciente possa voltar para suas atividades esportivas, laborais ou de vida diária com a maior segurança possível.
Do aqrquivo pessoal, durante as sessões de fisioterapia.
Geralmente , durante o tratamento fisioterapêutico, utilizamos recursos analgésicos e anti inflamatórios, exercícios de alongamento e fortalecimento, treino de propriocepção e treino de marcha, tudo visando a melhor forma de retorno gradual às atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário