quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Síndrome da banda Iliotibial.




Uma patologia com nome complicado para algumas pessoas, mas muito comum em muitos indivíduos!
A banda iliotibial é uma extensão da fáscia que reveste os músculos glúteo máximo e tensor da fáscia lata, está localizada lateralmente à coxa até o joelho. Durante a flexão e extensão do joelho, esse tendão desliza se sobre o côndilo femoral lateral, causando atrito, se repetitivo, em corredores pode causar irritação e inflamação levando a dor localizada cerca de 2 cm acima da linha articular do joelho, o joelho estando a 30 graus de flexão. Essa dor aumenta tornando se mais severa , levando a crepitação e edema local. 
Em alguns casos o indivíduo apresenta história de bursite trocantérica e dor ao longo da crista ilíaca e também discrepâncias nos comprimentos dos membros.
Em uma avaliação postural, observamos encurtamento dos isquiostibiais e do quadríceps, joelhos varo, pronação excessiva e encurtamento do tendão de aquiles.
Quais são os fatores de risco e mecanismo da lesão?
Geralmente em corredores , há uma hsitória de técnica inapropriada de treinamento, que podem incluir corrida em superfícies irregular, como acostamentos de vias, calçadas em declives ou a corrida de longa distância sem um preparo gradativo. Os sintomas se desenvolvem geralmente em atletas que não seguem o plano adequado e um programa de alongamento muscular.
Quais são as considerações para a reabilitação?
Inicialmente é direcionado para a redução da dor e inflamação, onde oriento a utilização do gelo local, repouso e recursos terapêuticos como o uso do ultrasom. A reabilitação deve se basear na correção dos fatores biomecãnicos causadores do problema, incluindo se também  os alongamentos. Caso necessário, a orientação do uso de uma palmilha para correçaõ da pronação.
Lembarndo se que essa patologia não acomete somente atletas e corredores, mas qualquer indivíduo que tenham os fatores causadores associados, como os jovens, adultos e também os idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cessação do Tabagismo: A Importante Atuação da Fisioterapia.

  https://luanabianchifisioterapia.com/2024/05/11/cessacao-do-tabagismo-a-importante-atuacao-da-fisioterapia/ O tabagismo é considerado um g...