domingo, 10 de março de 2019

Tríade da mulher atleta

A tríade da mulher atleta é uma síndrome caracterizada por distúrbios alimentares, amnorréia e osteoporose. A população afetada são mulheres que praticam esportes onde são exigidos grandes demandas de volume de treino e baixa ingesta calórica.
Essa síndrome não acontece apenas em atletas, mas também em matletas amadoras em . Hoje em dia , cada vez mais tem se estipulado o "corpo perfeito" ou o rendimento esportivo , e para isso que isso seja alcançado, há um intenso volume de treino e diminuição na ingesta calórica.
Atletas de endurance, inconscientemente, podem estar com um déficit energético comparado com as dietas de mulheres que não praticam essa modalidade, porém, para manutenção do seu balanço energético, essa ingesta torna-se insuficiente, resultando em um desequilíbrio energético que podem levar ao aparecimento da amnorréia.
Essa síndrome geralmente é negada e não diagnosticada. Os profissionais da saúde, em especial da área do esporte, devem estar atentos para os sinais que as mulheres relatam, podendo assim ajudar e encaminhar para o serviço específico para que possam realizar o tratamento.


Do arquivo pessoal, durante a maratona de São Paulo- 2017


Quais são os fatores de risco?

Esportes de endurance onde há um grande volume de treino e enfatizam o baixo peso corporal ( corrida de longa distância, ciclismo, esquí de planície), esportes que enfatizem uma aparência corporal  " pré púbere" como a patinação artística, dança e ballet.

Os sintomas são: queda no desempenho esportivo, cansaço no dia a dia, insônia, irritabilidade, desânimo, fraqueza muscular. Caso não haja o tratamento adequado, como o progresso dos treinos intensos e baixa ingesta calórica, a mulher pode chegar ao estado de " over trainning" e também ter consequências metabólicas , endócrinas e algum tipo de fratura.


Do arquivo pessoal, me recuperanto de uma fratura por estresse devido ao " over trainnig".


Mulheres, fiquem atentas!!

Tenham a consciência da boa alimentação baseada em seus treinos para que possam ter uma boa disponibilidade energética para a manutenção de uma vida esportiva saudável!!


Hoje, recuperada, feliz e satisfeita por poder encarar minha vida de atleta amadora com mais tranquilidade e sabedoria. Que venham os treinos! Que venham as provas!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cessação do Tabagismo: A Importante Atuação da Fisioterapia.

  https://luanabianchifisioterapia.com/2024/05/11/cessacao-do-tabagismo-a-importante-atuacao-da-fisioterapia/ O tabagismo é considerado um g...